segunda-feira, 21 de setembro de 2009

disparidade social





Eu presenciei um momento tão absurdo, tão "chamadora de atenção", tão "não consigo olhar para outro canto" e tão típico de um dos problemas brasileiros. Eu estou falando que eu vi uma cena que é chamado de disparidade social.
Aconteceu que eu e meus amigos estávamos lanchando em uma pracinha, quando um grito chama não só a nossa atenção, mas de toda a praça. Todas as cabeças voltaram para duas famílias sem tetos e catadores de lixo. Se não me engano, cada família se constituía de um pai, uma mãe e mais ou menos uns cinco filhos escadinha, adolescentes, crianças de uns 4 anos e bebê num carrinho de passear.
E o tal grito, que nos chamou atenção, foi o que no começo da briga, as mães começaram a bolar no chão e uma das filhas querendo separar a briga e o pai puxa a filha dizendo para não apartar. Isso eles estavam deixando elas resolverem nos tapas. E, sem falar, que um moleque, filho de alguma das mães, estava chutando, naquela confusão, a outra mãe querendo ajudar a espancar a mãe adversária.
A disparidade social está quando havia várias criança, aparentemente de família classe média, brincando despreocupadas naqueles carrinhos com motor do lado da briga.
Por enquanto que umas pessoas brigam por um pedacinho da praça ou um pouco de comida, outros estão aproveitando que, na disparidade social, ficaram do melhor lado.

4 comentários:

  1. Foi horrível! Fiquei perplexa com o nível de desigualdade social. Tá massa teu texto, amiga! Não vamos esquecer do que vimos e deixar pra lá, tá? ;@

    ResponderExcluir
  2. e o que podemos fazer? (não é uma pergunta retórica?)

    ResponderExcluir
  3. Talvez se começar com o nosso voto. E depois exigir o que foi prometido. (o que nós podemos fazer)
    Ai o governo faz o papel na educação, na descentralização da renda...

    ResponderExcluir