quinta-feira, 2 de julho de 2009

O dia da independência!


Uma das coisas que mais, nós adolescentes, almejamos são os 18 anos pelo fato de ganharmos o "poder da independência". Independência assim né, pelo menos poder falar a conhecida frase "Mãe e pai, eu já tenho 18 anos posso fazer o que eu quiser e ir para onde eu quiser". Mas, geralmente, uma pessoa de 18 anos ainda não está estável financeiramente e, na verdade, é o inicio da conquista da independência financeira futura porque começa então a faculdade etc.
As pessoas passam anos e anos estudando para passar no vestibular, entrar na faculdade e futuramente uma independência financeira. Mas não temos escolas para aprender a independência no amor, ou uma escola ensinando como ser independente no meio de uma mata.
Quando se completa 18 anos não se passa a ter isso embrulhado como presente de aniversário de 18 anos. O NEGÓCIO não é ter 18 anos e ser um expert de vivência, porque como se falam "viver é um constante aprendizado"(hahaha). A questão é ter noção suficiente para que quando estivesse "de maior" saber, O MÍNIMO, do que deve ou não deve fazer.
E, então, o que se deve fazer para que seu filho saiba ser independente aos 18 anos?
Isso tudo depende da liberdade e educação que os pais dão aos filhos de irem aprender mais cedo com a vida, antes dos dezoito. Não é que, a partir de hoje, meu filho possa provar de tudo, até porque nós sabemos que se nós nos jogarmos em um carro em movimentos seremos atropelados, não é? Mas também, deixa-lo confinado dentro de casa em proteção 24 horas até aos 18 anos e ser solto dessa prisão que os pais fazem e, então, aprender o que a vida é e faz conosco. Já não era para está preparado desde cedo para chegar aos 18 e saber ser independente? Entende o que eu quero falar? Tudo é equilíbrio e confiança. Talvez também mostrar a realidade das coisas e não os proteger dela.

O que passa na cabeça de muitos jovens é que independência dos 18 anos é somente: tirar a carteira de motorista, pode beber sem preocupação dos pais brigarem, poder entrar em motel e em festas sem preocupação, poderem alugar filmes pornôs na locadora( kkkk) etc. Apesar de tudo isso já ser comum entre os menores de 18 anos. Os jovens, definitivamente, não sabem o lado ruim da independencia

ENFIM, independência para mim não é completar 18 anos, e sim, quando se sai de casa com mala e cuia, pronto para administrar as responsabilidades que não é o lado da independência que almejamos. Saber se virar com tudo que possa aparecer no meio do caminho, deixando nas costas da maturidade de cada um, sem depender dos pais.

3 comentários:

  1. É necessario ter responsabilidade e saber respeitar o limite do outro.

    ResponderExcluir
  2. 18 anos é só uma conveniência de lei. como meu pai me disse, "você só vai ser independente de mim quando eu morrer. aí você pode fazer o que quiser da sua vida."

    ResponderExcluir
  3. "...pode beber sem preocupação dos pais brigarem..." eu tenho 22 anos e meus pais sempre brigam quando eu bebo. não adianta.

    ResponderExcluir